segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Camilo escreve a Fontes Pereira de Melo

Fontes Pereira de Melo

O documento que hoje transcrevemos constitui mais uma curiosidade no que se refere à relação entre Camilo Castelo Branco e o patrono da nossa escola. Trata-se da dedicatória completa de Amor de Perdição, facto a que já tínhamos aludido noutro texto.
Se quiserem ver o mesmo texto na ortografia da época, podem fazê-lo aqui e aqui.







AO

ILMO. E EXMO. SR.

ANTÓNIO MARIA DE FONTES PEREIRA DE MELO

DEDICA

O AUTOR

Ilmo. e Exmo. Sr.

 Há de pensar muita gente que V. Exa. não dá valor algum a este livro, que a minha gratidão lhe dedica. porque muita gente está persuadida que ministros do Estado não lêem novelas. É um colega de V. Exa. discorrer no parlamento acerca de caminhos de ferro - Com tanto engenho o fazia, de tantas flores matizara aquela matéria. que me deleitou ouvi-lo. Na noite desse dia, encontrei o colega de V. Exa. a ler "Fanny", aquela "Fanny" que sabia tanto de caminhos de ferro como eu.

Que V. Exa. tem romances na sua biblioteca, é convicção minha. Que lá tem alguns, que não leu, porque o tempo lhe falece e outros porque não merecem tempo, também o creio. Dê V. Exa., no lote dos segundos, um lugar a este livro. terá assim V. Exa. significado que o recebe e aprecia, por levar em si o nome do mais agradecido e respeitador criado de V. Exa..
Na cadeia da Relação do Porto,
aos 24 de setembro de 1861.

CAMILO CAS'TELO BRANCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário