quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prontuário sonoro



Um prontuário é, normalmente, um livro que permite resolver rapidamente algumas dúvidas relativas a uma determinada área. No campo da língua, os prontuários costumam ter, por exemplo, uma lista das principais palavras, a correção dos principais erros cometidos pelos falantes ou uma relação dos nomes próprios, entre muitas outras utilidades.
A RTP proporciona aos navegadores da internet um Prontuário Sonoro, "uma coleção, em atualização permanente, de palavras da língua materna que apresentem dificuldades ou dúvidas de pronúncia e de outras de línguas estrangeiras com uso continuado no audiovisual português (por exemplo, termos científicos, nomes de escritores, artistas e políticos, nomes de lugares, etc.)."
Imaginem que vos surge uma dúvida acerca da pronúncia de uma palavra. No topo, optam pela ligação "Palavras" e verão uma enorme lista que poderá ser percorrida por ordem alfabética, sendo, também, possível, usar a caixa de pesquisa para se encontrar diretamente a palavra desejada. Basta, então, clicar no ícone semelhante a um megafone e poderão ouvir a pronúncia correta.
Trata-se de um instrumento útil, a merecer divulgação e uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário