sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um portão para a História







O ARQNET é, nas palavras do próprio site, "O Portal de História”. Aí chegados, apercebemo-nos de que a quantidade de informação é apreciável e organizada com grande limpidez.

Descendo lentamente o elevador, começamos por encontrar ligações para alguns momentos da História de Portugal, como a nossa participação da Primeira Guerra Mundial ou acontecimentos relacionados com o Liberalismo. Nos "Temas de História de Portugal", é possível ver uma lista de todos os chefes de Estado, desde Afonso Henriques, para além de se poder consultar várias biografias. No fim da descida, passamos à História Universal, com referências à Segunda Grande Guerra ou às Cruzadas e até uma pequena história do Volkswagen "Carocha".

Do lado esquerdo estão vários botõezinhos de conteúdos mui apetitosos, de que podemos realçar "Pontos de Vista", "Almanaque" e "Biografias". Se carregar em "Perguntas", ficará a saber, entre outras coisas, que o autor do site aguarda, ansioso, por colaboradores.

Para o fim, uma curiosidade. Do lado direito de quem entra, está a secção "Outros locais". A primeiro ligação conduz à a transcrição do – sustenham a respiração enquanto lêem o título - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico abrangendo A minuciosa descrição histórica e corográfica de todas as cidades, vilas e outras povoações do continente do Reino, Ilhas e Ultramar, monumentos e edifícios mais notáveis, tanto antigos como modernos; biografias dos portugueses ilustres antigos e contemporâneos, célebres por qualquer título, notáveis pelas suas acções, pelos seus escritos, pelas suas invenções ou descobertas; bibliografia antiga moderna; indicação de todos os factos notáveis da história portuguesa, etc., etc. Obra ilustrada com centenares de fotogravuras e redigida segundo os trabalhos dos mais notáveis escritores por Esteves Pereira e Guilherme Rodrigues. Já podem respirar. Vão lá navegar, agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário